6 de janeiro de 2011

A necessidade do activismo político na Internet - HAZTEOIR.ORG - Um Caso de Estudo

Apresentação do livro "Proyecto Zapatero - un asalto a la sociedad"
Na última década, a necessidade de comunicação e da intensa troca de ideias entre as pessoas fez surgir uma realidade no vasto universo de recursos disponíveis na Internet.

Refiro-me aos blogues pessoais, realidade que, rapidamente, conduziu ao surgimento de um outro tipo de blogues, ou seja, blogues criados por grupos de indivíduos com o objectivo de afirmarem posições ideológicas e determinados princípios e valores.

Dispondo deste meio de comunicação extremamente eficaz, em inúmeros países, amplos sectores da sociedade viam assim abrir-se janelas de oportunidade para um tipo de actuação até há poucos anos impensável, ou seja, a capacidade de reunir centenas e até mesmo milhares de pessoas em torno de uma ideia com o objectivo de desenvolver actuações de cariz político e ideológico através da Internet.

Deste modo, a sociedade civil passava a dispor de um meio extremamente eficiente para fazer ouvir a sua voz e os seus anseios tanto nos círculos políticos como nos meios de comunicação social, e por conseguinte tentar influenciar de forma decisiva e quase imediata a discussão, aprovação, modificação e até mesmo o chumbo de determinadas leis por parte dos decisores políticos.

Perguntar-se-á a esta altura por que motivo venho abordar hoje este assunto?

Com efeito, considero que, no ambiente que se vive actualmente em Portugal de tentativa de imposição de uma ideologia do Estado, torna-se cada vez mais urgente e necessário o surgimento de organismos da sociedade civil actuantes que marquem a sua presença na Internet e desenvolvam acções eficazes em defesa de causas e de valores e que incomodem o poder político instalado.

Ao fazer esta afirmação, tenho presente a acção contínua e extremamente eficaz da associação civil Hazteoir, fundada em Espanha por Ignacio Arsuaga em 2001, que conseguiu congregar à sua volta um grupo de amigos preocupados com a situação de crise moral e ideológica que alastra actualmente a toda sociedade espanhola.

Dedicados ao activismo político no sector conservador, baseando a sua acção no humanismo cristão e determinados em assumir posições e realizar acções que, segundo eles, levarão certamente a mudanças de fundo na sociedade espanhola, escolheram como seu principal veículo de acção e de comunicação o portal do cidadão activo http://www.hazteoir.org/.

Através deste portal têm desenvolvido ao longo dos últimos anos uma série de campanhas em defesa dos valores da Família, com resultados muito concretos em termos de alteração de certos aspectos da legislação proposta pelo actual governo socialista de Rodrigues Zapatero.

No Simpósio e-Democracy, que poderia traduzir-se por Ciberdemocracia ou Democracia Digital, realizado em Abril de 2007, a actuação da associação Hazteoir.org foi um dos casos de estudo no Conselho da Europa como exemplo da participação dos cidadãos através da Internet.

Uma das mais recentes campanhas desta associação é a divulgação do livro "Proyecto Zapatero -Cronica de un asalto a la sociedad"  (Projecto Zapatero – Crónica de um assalto à sociedade) -http://www.proyectozapatero.org/ publicado recentemente no portal http://www.hazteoir.org/ e disponível para aquisição a partir do mesmo.

Trata-se de um estudo da maior importância e actualidade que permite ao leitor aperceber-se do processo gradual de transformação radical dos valores, tradições e costumes da sociedade espanhola.


Apresentação do livro "Proyecto Zapatero - un asalto a la sociedad"



Os seus autores, Ignacio Arsuaga e Vidal Santos, mostram de forma pormenorizada como tem vindo a desenvolver-se um “projecto tirânico destruição de uma nação, a espanhola” ocultado pela utilização das palavra talismânicas “progresso”, “tolerância” e “democracia”.

Nesta obra fica também patente a forma como a Esquerda, através das suas influências tentaculares, tenta com alguma eficácia controlar grande parte do mundo académico e da cultura e impor a toda a sociedade espanhola as suas ideias como sendo as únicas politicamente correctas.

De destacar ainda um capítulo onde se aborda pormenorizadamente um dos objectivos do projecto socialista para Espanha, ou seja a domesticação da oposição de Direita. Segundo palavras do próprio Zapatero em 2007, e cito “ a direita tem que refundar-se cultural e ideologicamente. O melhor desta etapa é que vai terminar inevitavelmente numa direita europeia, democrática, refundada”. Como pode depreender-se das palavras de Zapatero seria uma direita aggiornata que cederia nos seus princípios e valores acabando por vergar-se aos ditames do Estado socialista.

Em Portugal também é claramente perceptível nos dias actuais um processo gradual de tentativa de destruição da identidade da Nação portuguesa levado a cabo pelo actual poder socialista, à semelhança do que está a passar-se na vizinha Espanha, razão pela qual recomendo vivamente a leitura desta obra.
-------------------
Origem das fotografias: http://www.flickr.com/photos/hazteoir



Sem comentários:

Enviar um comentário